Resenha: O desaparecimento de Stephanie Mailer

novembro 21, 2019



Sinopse: Uma grande expectativa toma conta da badalada cidade de Orphea, nos Hamptons. A população aguarda ansiosamente a estreia de seu primeiro festival de teatro. Mas o prefeito está atrasado para a cerimônia. A poucos metros dali, Samuel Padalin percorre as ruas desertas em busca da esposa. Diante da casa do prefeito, um corpo é encontrado. E, no interior da residência, a cena é ainda pior: uma família inteira foi assassinada com extrema violência. Vinte anos após a resolução do homicídio, novos fatos mudarão para sempre a história de Orphea. A jornalista Stephanie Mailer confronta as autoridades e afirma que houve um gravíssimo erro na investigação. Então, ela desaparece. O que aconteceu com a jornalista? E o que de fato ocorreu em 30 de julho de 1994?

Autor (a): Joël Dicker
Editora: Intrínseca
Páginas: 576
Ano de publicação: 2018





Jesse Rosenberg e Derek Scott eram parceiros ambiciosos de trabalho desde a formação na academia de polícia. No distrito em que trabalhavam eram reconhecidos por serem os melhores. Jesse, em específico, era conhecido por Capitão 100% e teve o mérito recibido por sempre ser impecável em todos as suas resoluções de casos. Os dois trabalhavam na área de homicídios da Polícia de Nova York e agora em 2014, Jesse que já conseguia pensar em sua aposentoria, contava os dias de sua última semana na polícia.

No dia de sua festa de aposentoria, Jesse recebe a visita de Stephanie Mailer, uma jovem jornalista que ao se apresentar insiste em chamar o homem de Capitão 99%. Questionada, Stephenie é categórica ao afirmar que Jesse havia deixado um grande furo em um caso de vinte anos atrás e prendera o homem errado por um simples fato: Jesse só viu aquilo que quis ver.


Ela então ergueu a mão e a posicionou na altura dos meus olhos.
- O que está vendo, capitão?
- Sua mão.
- Eu mostrei os dedos - corrigiu ela.
- Mas eu vejo a sua mão - repliquei, sem compreender.
- Esse é o problema. O senhor viu o que queria ver, e não o que estavam lhe mostrando. Foi isso que o senhor deixou escapar há vinte anos.


O caso que Stephanie mencionava era o quádruplo homicídio ocorrido em Orphea nos Hamptons, em 1994 durante um festival da cidade, ao qual levou as vidas do prefeito Gordon, sua esposa, filho e mais uma quarta vítima que testemunhara o culpado no momento da fuga no assassinato.

Jesse a princípio não tinha se preocupado com tamanha asneira que a jornalista acabará de afirmar. O caso tinha sido resolvido de forma limpa com provas cruciais e sem rastros. Mas então, três dias após, ele descobre que os pais de Stephanie Mailer tinham aberto um chamado informando o desaparecimento da filha.

Quando as pistas dessa nova investigação se cruzam com o caso de 1994, Jesse vai em busca de Derek seu antigo parceiro de trabalho e juntos decidem reabrir o caso, que depois de vinte anos teria virado uma cama de gato envolvendo moradores e frequentadores da cidade, junto aos inumeros fantasmas do passado.

O mesmo festival se iniciaria na contagem de um mês em Orphea, Jesse só tinha mais uma semana na policia e a cada dia que passava menos os dois achavam que conseguiriam entender o que estava acontecendo a tempo. Afinal, o que Stephanie descobriu de tão importante? O que de fato deixaram escapar? 

A unica coisa certa era que cada morador e frequentador daquela cidade tinha seus próprios medos e segredos e que dificilmente abririam a mão para deixar algo maior se revelar.


MINHA OPINIÃO


Que Joël Dicker é um autor sensacional todos sabem mas a sua principal virtude como autor nesse e em qualquer outro livro que ele tenha escrito é a vontade assídua que nós, como leitores, temos em terminar o livro o quanto antes sem que haja qualquer descanso. E pensando nisso, acredito que esse foi o livro do autor que mais me chamou a atenção.

Desenvolvido com narrativas em terceira pessoa, Joël Dicker nos faz navegar entre trinta personalidades diferentes. Onde aos poucos, o frenesi de idas e vindas entre o passado e presente constroem o amadurecimento de cada personagem revelando de forma especifica mas não rápida os segredos que trilham a revelação final.

A narrativa é repleta de reviravoltas e tem desfechos inesperados, sendo possivel odiar um único persongem no inicio e vir a amá-lo no final na mesma intensidade. Você estará lendo sobre 2014 e quando na ultima linha algo te elevar e achar que aquele será o momento final, ao contornar a página verá uma nova narrativa sobre um novo olhar de outro personagem em 1994.

No inicio somos apresentados a um resumo dos acontecimentos sobre o quadruplo homidicio e recebemos uma lista com os nomes e status das personagens. Os capitulos são escritos de forma decrescente, de modo que exista uma contagem regressiva e sejam apresentados os períodos e datas que as estórias acontecem, o que só vim a perceber no capitulo -4.

O desaparecimento de Stephanie Mailer é o livro mais recente do autor e muito cobiçado em livraria físicas. Pertence ao gênero de ficção porém pode ser considerado em alguns casos por outros como romance policial.

Se você gosta de livros aos quais deve esperar até a última linha do rodapé para saber o grand finale, esse livro foi feito para você.



You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO