Resenha: Hoje vai ser diferente

novembro 30, 2019

Sinopse: Eleanor Flood sabe que sua vida está uma bagunça. Mas hoje vai ser diferente. Hoje ela vai tomar banho e vestir roupas decentes. Vai à aula de ioga depois de deixar seu filho Timby na escola. Vai almoçar com uma velha amiga. Não vai suar. Vai transar com o marido Joe. Mas antes que possa colocar seu humilde plano em ação... a vida a surpreende e ela é forçada a abandonar suas humildes ambições e acordar para um novo e inesperado futuro. Hoje Timby decidiu fingir que está doente para passar algum tempo na companhia da mãe. Também é o dia em que o cirurgião Joe decidiu avisar à sua recepcionista — e não à sua esposa — que está de férias. E quando parece que as coisas não podem mais dar errado, um antigo colega de trabalho de Eleanor desenterra uma relíquia do passado: páginas que contam um dos segredos mais bem guardados de Eleanor.

Autor (a): Maria Semple
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano de publicação: 2017


Eleanor Flood é uma mãe beirando os cinquenta que percebe que sua vida está sem sentido e por isso se compromete naquele dia ser mais feliz, simpática, introsada, passar mais tempo com a família e valorizar os amigos que ela não gosta muito. Ela sente que a vida esta uma bagunça e a culpa é toda dela.  E por sua intensidade emocional as coisas sempre acabam mal.

Hoje vai ser diferente. Hoje estarei presente. Hoje vou olhar no fundo dos olhos de todas as pessos com quem conversar e vou ouvir com atenção.[...] Hoje vou dar o melhor de mim, vou ser a pessoa que sou capaz de ser. Hoje vai ser diferente.


Na manhã mais cedo, Eleanor decide tecer elogios usando palavras além de "legal" mas acaba ofendendo Alonzo, seu professor de poesia, ao chamá-lo de "meu poeta". No momento que tenta se desculpar é interrompida por um ligação da escola, onde seu filho Timby decidiu fingir que está doente para passar um tempo com a mãe. Na correria para deixá-lo com Joe (o marido) antes do almoço com sua amiga, ela descobre que ele saiu de férias mas não a comunicou. Pegando Timby de volta, Eleanor precisa cancelar o almoço agendado com sua amiga e acaba descobrindo um outro marcado há alguns dias com seu ex-funcionário Spencer, que mais para frente deixa escapar na frente de Timby um dos segredos mais bem guardados sobre o passado de Eleanor.

E como se não bastasse, Eleanor que não possui nenhum autocontrole e irritada com o sumiço do marido, decide incluir Spencer, Timby e Iô-iô (o cachorro) em uma jornada cheia de latões de lixos, concusões, arrombamento de cadeado e corridas de carro por toda Seattle em busca do paradeiro de Joe. Mas antes que ela possa colocar o plano em ação, a vida surpreende e ela é forçada a abandonar as suas ambições para um inesperado futuro e rever questões do passado.



MINHA OPINIÃO



Hoje vai ser diferente  é um livro escrito em primeira e terceira pessoa para apresentar como as histórias das outras personagens se cruzam com a protagonista em UM dia inteiro de intenso e corrido plano de "melhoria" que não dá certo. 

A frequência das falas é rápida e à medida que Eleanor vai perdendo o autocontrole, as palavras perdem sentindo e aumentam a intensidade para que os leitores venham a sentir como Eleanor está: perdida mental e emocionalmente. 


A atenção do livro é voltada para Eleanor mas acerta em Timby no momento que autora começa a intensificar a personalidade e a criança passa a tratar a mãe de forma adulta, madura e autosuficiente, chegando ser caracterizado pela própria como o melhor amigo de Eleanor. Timby traz também o sarcasmo e a paixão de modo inocente, e por muitas vezes é possível compará-lo com Sheldon de The Big Bang Theory. 

Maria Semple não expõe todas as caracteristicas físicas das personagens, sendo que a mais completa que conseguimos ao ler é sobre Joe pois ele é apresentado por Eleanor. Quanto aos outros, é necessário o uso da imaginação.

O livro expõe o pensamento de Eleanor, seus segredos e visões em páginas diferentes com desenhos, rabiscos e anotações. 

De forma inteligente, leve e humana, além dos assuntos de autocrontole somos apresentados também a assuntos sobre alcoolismo, bulimia e relacionamento abusivo o que é interessante, já que de forma rápida conseguimos capitar a mensagem que é passada. 

Em geral, a leitura inicial é pesada mas quando se há o ritmo você consegue compreender o que a autora nos passa. É possível rir e até mesmo se encontrar dentro da história. Essencial para uma boa descontração.

You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO