Resenha: O Sangue do Olimpo (Heróis do Olimpo - Livro Cinco)

outubro 12, 2014


Sinopse: No desfecho da série Os Heróis do Olimpo, os tripulantes gregos e romanos do Argo II têm feito progresso em suas constantes missões, mas ainda não estão nem perto de vencer a sanguinária Mãe Terra, Gaia. Os gigantes estão de volta — mais fortes do que nunca —, e os semideuses precisam impedi-los antes da Festa de Spes, momento em que Gaia planeja despertar, derramando o sangue do Olimpo. Para piorar, visões frequentes da terrível batalha no Acampamento Meio-Sangue assombram os sete semideuses. A legião romana do Acampamento Júpiter, comandada por Octavian, está se aproximando das fronteiras do acampamento grego. Por mais que seja tentador usar a Atena Partenos como arma secreta contra os gigantes, eles sabem que a estátua é necessária em Long Island, onde talvez consiga impedir uma guerra entre os acampamentos. A Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II segue para o leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os jovens conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Elas já sacrificaram muito para chegar onde estão. E se Gaia despertar, será o fim.

Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Data de Publicação: 07/10/2014
Quando lia a saga Percy Jackson e Os Olimpianos uma dúvida sempre me ocorria: Onde estão os Romanos? De certo muitos fãs da saga se fizeram a mesma pergunta, afinal, hoje dentro da nossa civilização a maioria dos nomes se originou do latim e graças a saga Heróis do Olimpo conseguimos eliminar nossas dúvidas.

Heróis do Olimpo é uma continuação para o lado romano da saga Percy Jackson e Os Olimpianos. Envolvida por novas personagens semideuses romanos ela conta o verdadeiro motivo dos dois mundos – Grego e Romano – não se conhecerem.

Se você ainda não leu, mas percebeu que os fãs de PJO estão falando sobre personagens desconhecidos saiba que eles vêm dessa nova série. Jason (filho de Júpiter, lado Romano de Zeus), Piper (filha de Afrodite) e Leo (Filho de Hefesto) são as personagens principais do primeiro livro: O Herói Perdido.

No desenrolar das estórias narradas pelas próprias personagens, os livros O Filho de Netuno e A Marca de Atena nos devolve a percepção grega ao entregar as narrativas novamente a Percy e Annabeth que agora se juntam a outros semideuses romanos Frank (filho de Marte, lado romano de Ares) e Hazel (filha de Plutão, lado romano de Hades). Além de nos alegrar com uma presença mais interativa de Nico di Angelo, do qual na série anterior não teve tanto movimento quanto os outros semideuses, e Reyna, uma pretora romana a partir do livro A Casa de Hades, onde por um fio Percy e Annabeth não morrem.

Sendo assim, o ultimo livro da série Heróis do Olimpo e das aventuras de Percy Jackson, O Sangue do Olimpo, vem recheado de satisfação para os fãs e o que Rick Riordan prometeu ele cumpriu.



A Jornada

Sete meio-sangues responderão ao chamado,
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.


Assim como em toda a série as personagens levam como enredo uma profecia que deve ser cumprida de uma maneira ou de outra para que possam salvar as vidas dos mortais, deuses e semideuses. E Jason, Piper, Leo, Frank, Hazel, Annabeth e Percy desde o inicio enfrentam a difícil missão de unir o lado grego ao romano para acabar com as guerras entre os acampamentos e a dupla personalidade divina que os deuses do Olimpo estão enfrentando. Mas para que isso aconteça é preciso salvar a Athena Parthenos, o único símbolo grego forte o suficiente para fazer os deuses tomarem suas formas novamente.

Enquanto os setes semideuses da profecia seguem para Atenas, rumo a luta contra os Gigantes e nascidos da terra, Reyna e Nico atravessam o Oceano Atlântico pelas sombras levando a Athena Parthenos de volta ao lugar em que deve ficar: o Acampamento Meio-Sangue.

Várias emboscadas provindas de Gaia (a nova vilã da série) aparecem e quando a gente menos espera Rick Riordan coloca em ação a enrolação.

As Amazonas lideradas por Hylla (irmã da Reyna) e as Caçadoras por Thalia Grace (irmã de Jason), aparecem junto de novas e velhas personagens secundários das duas séries para concluir e garantir o prosseguimento da profecia.  Estórias antigas vêm à tona e começamos a perceber que a maioria das personagens e dos deuses escondem segredos que devem ser revelados a qualquer custo. Principalmente Reyna, que frequentemente começa a ter pesadelos e visões baseadas em seu passado que começam a se refletir de forma muito perigosa durante a missão.



Diante do Trono de Porfirion, dezenas de gigantes de pé formavam um circulo espaçado, gritando e brandindo suas armas, enquanto dois deles desfilavam em volta da roda, as presas à mostra. A princesa Peribeia segurava Annabeth pelo pescoço como se a menina fosse um gato feroz. O gigante Encélado tinha Percy preso em sua enorme mão fechada.
– Bem na hora! – exclamou o rei dos gigantes. – O sangue do Olimpo para despertar a Mãe Terra!



Os deuses aos poucos vão se recuperando, mas um deve ser o culpado pela guerra que foi gerada, dois semideuses devem ter o seu sangue derramado para o despertar de Gaia e um dos sete semideuses deve morrer. Isso é fato.


O Livro


Com certeza as personagens mudaram e amadureceram nesse ultimo livro demonstrando mais atitude e menos papo. Novos personagens mitológicos aparecem e isso não faz desmerecer o quão patética foi é presença de Octavian na estória. Tudo o que ele faz no livro do inicio ao fim te dá a impressão de cada vez mais querer que ele morra, simples assim.

Os capítulos foram bastante reduzidos em narrativas e muitos reclamaram por não existir a percepção de Percy e Annabeth. Porém venho lembrar que apesar da introdução mitológica grega a série se baseia nos conceitos romanos, por isso você só vai encontrar capítulos narrados por Jason, Piper, Leo, Reyna e o grego pelo Nico.

A batalha final em O Sangue do Olimpo foi a melhor de todas que eu já li nas aventuras antecessoras entre Percy Jackson e os Olimpianos e Heróis do Olimpo, ver deuses lutando ao lado dos seus filhos semideuses para derrotar os Gigantes opostos de suas forças é épico.

Quem mais me surpreendeu de fato foi a Piper, ela acabou deixando Annabeth quase que imperceptível durante as missões que se ergueram, e os capítulos mais interessantes continuaram sendo do Leo.

Agora o que me deixou chateada foi a tradução. A Editora Intrínseca sempre provou ser boa em suas traduções, mas dessa vez não funcionou. Muitos foram os erros e qualquer um pode perceber ao ler. De qualquer modo, é o ultimo livro e ninguém pode deixar de ler porque o final é tão incrível que é impossível acreditar que acabou.

You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO