Filmes para repensar o sentido da vida - Parte 1

março 01, 2020



O ser humano sempre esta em busca de algo e isso nos coloca em processo de reflexão constante sobre o que era o passado, o que se sendo o presente e no que será o futuro. E por incrível que pareça esses momentos de devaneos acabam acontecendo corriqueiramente durante os banhos, ao fim de uma rotina acelerada ou ao lado de uma janela de ônibus com o plus da mente vazia. Tudo isso querendo nos fazer entender o que está acontecendo com a gente ou se o que estamos fazendo é o correto. Caso você seja assim essas dicas são para facilitar ou não essas reflexões que insistem ir atrás de você:



COCO ( Viva - A Vida é uma Festa)

Sinopse: Miguel é um menino de 12 anos que deseja ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos.

Gênero: Animação/Fantasia

Duração: 01h45min

Ano de lançamento: 2018















Na cidade ficticia de Santa Cecilia, no México, Amelia Rivera era a esposa de um músico, que por sua vez abandonou ela e a filha Ines para seguir uma carreira musical. Triste pelo abandono, Amelia decide banir a música de sua família e passa a trabalhar com sapatos, ofício esse que é passado de geração em geração. 

Anos depois, Miguel rivera e tataraneto de Amelia, vive com sua familia de sapateiros mas esconde o sonho em se tornar músico assim como Ernesto de la Cruz, um musicista famoso da epóca de Amelia. 

Próximo do dia dos mortos. Miguel decide se inscrever em um concurso de talentos da vila onde mora e decide contar a familia sobre esse segredo. Nesse mesmo dia, durante a confusão que é gerada na familia com a exposição do segredo e após ter seu violão quebrado. Miguel acidentalmente destroi a moldura da foto de Amelia da mesa de oferenda do dia dos Mortos e acaba descobrindo que dobrado, aparece a imagem de seu avó segurando o violão, que coincidentemente pertencia a Ernesto de la Cruz. 

Com a véspera do Dia dos Mortos, o garoto segue rumo ao museu de La Cruz para pegar emprestado o violão do avô e poder participar da competição, mas ao tocar o primeiro acorde ele torna invisivel aos vivos e visivel aos mortos e ao cão Dante. No mundo dos Mortos, Miguel e Dante saem em uma jornada para reverter a situação e acabam se deparando com os familiares das gerações anteriores do garoto e encontrando Héctor, um esqueleto que quando vivo era parceiro musical de Ernesto de la Cruz. No entanto, o esqueleto também encontra-se em uma dificil situação, Héctor  explica que exceto por sua filha, ele ainda continua existindo mas como a filha encontra-se em idade avançada, em breve ele desaparecerá do Mundo dos Mortos pois ela não lembrará mais dele. 

Miguel e Héctor decidem fazer um acordo: o esqueleto ajudará Miguel a encontrar o avô para que possa receber a benção e voltar ao mundo dos vivos, e Miguel quando vivo, colocará a foto de Héctor na oferenda da família Rivera e voltar a ser lembrado.

Coco ( Viva - A vida é um Festa) é um filme musical produzido pela Pixar e distribuido pela Walt Disney Studios, que oferece através da animação uma forma corajosa de processar a morte, a espiritualidade, a aceitação e o respeito, e a encorajar a busca pelos sonhos, mas principalmente sobre a razão do que é ser família.

Considerando que este é sem dúvida alguma o mais leve dos filmes que venho propor, COCO apresenta com cores vivas, alegres, vibrantes um ambiente animado e uma apresentação simplista  porém dinâmica à cultura mexicana. 

Além do tom emocional que o filme obviamente carrega (Afinal, Pixar/Disney que não nos faz chorar não existe) a musicalidade proposta é cativante e super catch. É impossível não chorar ou sair dançando enquanto ouve Remember me (Recuerda me), que se assuste ou não, foi gravada em quatro entonações diferentes para coincidir com cenas especificas que ilustram a perda, a alegria. o amor e o reencontro.

O filme é perfeitamente desenvolvido para você se sentir mais grato e querer ser uma pessoa melhor como também, buscar a entender o outro lado da história.

You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO