Como gastar menos nas compras dos meus livros?

junho 03, 2014

Se você se sentiu atraído pelo titulo deste post isso significa, provavelmente, que você seja um Bookaholic. Que na tradução literal é toda e qualquer pessoa viciada por livros.

No mundo de hoje é normal vermos pessoas mais adeptas aos livros, porém, só um problema impede que isso se agregue de uma forma maior: o preço. Vivemos em um país emergente e por isso estamos suscetíveis a mudanças de preços, qualidade de vida e todo o resto da história. Mas nem tudo é profundo, sempre existe uma brecha que se possa aproveitar.

Há algum tempo ajudei amigos e conhecidos a controlar os gastos financeiros ($$$) sobre os livros. Muitos Custo x Benefício. Poucas pessoas se importam com esse conceito e outras tão pouco ligam para ele que chegam a gastar muito mais do que deveria. E não é todo mundo que curte comprar livros em sebos.
deles saiam nas livrarias gastando tudo sem realmente entender uma coisa chamada

Então lá vai a primeira dica: Pesquisa de valores/preços. Pode parecer bobo, mas não é. Deixe-me explicar.

A maioria dos leitores sonha em estar repleto de livros que por muitas das vezes não acontece pela falta da grana, entretanto, assim como na nossa vida pessoal devemos utilizar critérios de gastos só que desta vez com os livros. Não estou dizendo que coloquemos se ele é bom ou ruim, é o fato de que realmente comprar naquele momento ou naquele lugar vale a pena.

Não precisa ser no computador em uma planilha Excel como eu faço, mas vamos lá. Pegue uma folha, seja ela uma sulfite com ou sem linha; coloque de maneira organizada todos os nomes/títulos dos livros que você deseja ter e ao lado de cada um deles informe os preços respectivamente – esse tipo de informação você pode estar acessando pelos sites de livrarias como SaraivaNobel ou FNAC.

Quando acabar, faça a soma de todos os preços e verá o valor total que você PRECISARIA ter ao todo para compra-los, o valor “cru”. Por que “cru”? Pelo simples fato que você pode chegar a gastar ou não com fretes.

Em algumas das livrarias que citei é possível ter um custo x beneficio grande em comparação a outras livrarias e-commerce (venda por internet) como receber o seu produto na loja ou no mesmo dia via entrega domiciliar ou não pagar frete em compras acima de R$50,00. Outra sacada é a utilização de pontos acumulados para desconto em “qualquer” item de compra por site ou por loja física. Porém em todo o caso, essa não deve ser logo de cara a sua primeira opção.

Quando fazemos pesquisas podemos acabar nos surpreendendo com o que encontramos, sejam elas promoções ou descontos por livros unitários e pelo Box colecionador.

Lembro ainda que os valores colocados na tabela não podem ser jamais os mais baixos encontrados e sim os mais caros, porque assim você cria uma base de alcance em reais que precisaria ter e no final pode chegar a economizar muito mais do que imagina. 

– Ah, mais isso é enganação! – Não é não! Se você colocar os preços mais baixos nessa tabela pode acontecer que eles naquele momento estejam mais baixos por uma coisa chamada Oferta x Procura que é um termo usado para casos em que quando existe pouca procura por eles os preços são menores a fim de compensar os custos dos outros não vendidos e, quando existe muita procura os preços tendem a subir. Um exemplo disso é quando acontece o lançamento de um livro. Já reparou naqueles preços altos que depois de um tempo baixam?

Então fica de olho para não sair no prejuízo, mesmo que seja por livros. Planejar ocupa tempo mas, também economiza.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Dicas de como gastar menos e ainda manter nosso vício sempre é bom.

    Patty
    http://pattyindica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, me identifiquei muito com esse post ! Eu mesma, sou extremamente afobada quanto a livros, principalmente aqueles nos quais espero tanto, e não raciocino muito ao ver ele extremamente caro na prateleira simplesmente por ser lançamento ! rsrsrsrsrs
    Já comprei livros, que foram para a metade do preço em menos de 6 meses ! Por puro impulso ! Acho que a paixão fala bem mais alto rsrsrs

    Muito bom o post, vou tentar fazer minha planilha na próxima compra !
    Beijos !

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO