Resenha: Reiniciados (Slated - Livro Um)

junho 16, 2014


Sinopse: As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?


Escrito por Teri Terry, Reiniciados é uma história de ação e suspense. Muitos dizem que a história é parecida com a saga Divergente, mas é totalmente diferente.



Narrada em primeira pessoa por Kyla, a história se passa em 2050 meio ditatorial. Logo após o Reino Unido separar-se da União Europeia, houve muitas revoltas, onde jovens se rebelaram contra o método que o governo (conhecidos como Lordeiros) estava impondo (#vemprarua). Os Lordeiros enfrentaram os manifestantes com fúria, assim como as gangues e terroristas (que eram contra os Lordeiros), não importava a idade: foram todos presos ou mortos. Mas então, quando as coisas se assentaram, eles foram forçados a aceitar um acordo com o Partido da Liberdade do Reino Unido na Coalizão Central, e penas severas foram impingidas a menores de 16 anos. O processo de Reiniciação (onde a mente dos menores "rebeldes" era Reiniciada, para evitarem maiores confrontos) foi criado para dar a eles uma segunda chance, uma nova vida. Mas o Partido da Liberdade do Reino Unido se tornou uma marionete nas mãos dos Lordeiros, que abusavam cada vez mais de seu poder.

Kyla era uma Reiniciada. Todo o seu passado havia sido deixado para trás, literalmente. Os seus sentimentos eram controlados por um aparelho: o Nivo, onde se no Nivo aparecer números de 1.0 a 5.9 significa que seus níveis (sentimentos) estão baixos; mas se aparecer de 6.0 a 10.0 significa que seus níveis estão bons e altos. Após nove meses de testes em um hospital próprio do governo para cuidar dos Reiniciados, Kyla foi entregue à uma família que decidiu "adotar" a jovem. Seu pai consertava os computadores do governo (pois era ilegal qualquer pessoa que não fosse do governo ter um computador) e sua mãe era filha de duas importantes personalidades da história: o pai era "líder" dos Lordeiros, enquanto a mãe era líder dos jovens manifestantes. O casal que havia adotado a jovem, também haviam adotado uma outra jovem uns anos antes, Amy.

"10 é a completa felicidade; 1 é uma raiva que pode matar ou deixar você tão atordoado a ponto de não ser capaz de se mover. Se fica abaixo de 3, você está indo para a Terra do Nunca: o Nivo queima o chip em seu cérebro e você desmaia, como me aconteceu na outra noite. No caso de haver algum impulso violento à espreita, que o processo de transformação em Reiniciado tenha deixado passar, se de alguma forma seu nível ficar abaixo de 2 e você não desmaiar, será pior do que queimar. É como ser assado. Convulsões se repetem, e, se sobreviver, será um completo idiota"

"Tudo bem, não tenho muita experiência nisso para embasar este julgamento. Posso ter dezesseis anos, não ser lenta, ou retardada, nem ter sido trancada num armário desde o nascimento — até onde eu saiba —, mas ser transformada numa Reiniciada faz isso com você. Deixa a pessoa vazia de experiências." - Kyla

Primeiramente, Kyla estranhou tudo. Isso era óbvio, pois não se lembrava de nada. Um mês depois de  ter ficado todos os dias em sua casa, a mãe de Kyla decide colocar a garota na mesma escola de Amy. E é lá que ela conhece Ben e Tori: outros Reiniciados. Ben era daqueles que se dá bem com todo mundo, atlético e bonito. Tori não gostava de falar com os outros, e por razões de ciúmes sobre Ben e Kyla, tornou-se inimiga de Kyla. Kyla também havia feito uma inimizade, mas com uma não Reiniciada: Phoebe, a garota que sentia nojo ao tocar ou falar com Reiniciados. Mas, repentinamente, Tori desaperece. Não havia motivos para a garota desaparecer tão inesperadamente.

"— Mas devolvida para onde? — perguntei. A compreensão ia fazendo com que o horror suplantasse o choque. Tori tinha dezessete anos, e você só pode ser um Reiniciado se tiver menos de dezesseis, então eles não podiam simplesmente consertá-la. Será que eles a entregaram a outra família? Se não, o que houve com ela?" - Kyla

Toda semana, Kyla ia ao consultório da Dra. Lysander - a médica que havia inventado esse processo de Reiniciação. Ela cuidou, testou e examinou a garota durante nove meses. A médica fazia perguntas sobre a sua semana e como estava se adaptando à sua nova vida.

"Doutora Lysander. O segredo para desenhá-la direito são os olhos. Ela tem olhos traiçoeiros; basicamente blindados e frios, mas que nos espreitam de vez em quando. Quando ela faz isso, parece mais surpresa com isso do que eu." - Kyla

Kyla sentia a necessidade de correr. Talvez para tentar "fugir" de suas dúvidas que começavam a surgir. Ou até mesmo para se distrair. Então, ela começa a correr com Ben. Uma outra habilidade que Kyla tinha era a de desenhar. Ela só sabia escrever com as duas mãos, mas só sabia desenhar com a esquerda. A garota desenhava alguns rostos que eram desconhecidos no momento; mas que deveriam ser conhecidos antes de ser Reiniciada. E esse era um grande segredo a ser guardado.

Através de sonhos, Kyla tem lapsos de sua vida antes do processo de Reiniciação. Mais dúvidas surgiam em sua cabeça, se todos aqueles sonhos eram verdade ou eram somente fruto de sua imaginação. A Dra. Lysander dizia que aquilo era somente sua imaginação, que não tinha como Reiniciados se lembrarem de sua vida anterior. Mas Kyla sabia que aquilo não era verdade. Ela tinha certeza de que todos aqueles lapsos eram reais. E todos os rostos que ela via em seus sonhos, ela acabava os desenhando no dia seguinte.

"Enquanto meus pés caminham de modo automático, não posso evitar as imagens que aparecem em minha mente; um ônibus preso no trânsito de Londres, explosões, chamas. Gritos; mãos ensanguentadas acenando pelas janelas; a explosão final. E depois, o silêncio." - Kyla

"Lentamente, bem lentamente, meu coração para de acelerar, meus níveis sobem, mas não consigo me livrar das imagens. Elas se repetem sem parar em minha mente. Uma lâmina com ponta de diamante. Uísque. Um corte rápido." - Kyla

Algumas semanas depois, Phoebe também desaparece. Talvez seja porque ela tenha salvado o gato de Kyla. Não há motivo definido para as pessoas desaparecerem. Kyla começa a pensar que ela não tenha sido Reiniciada por qualquer motivo. Porém, ao longo do livro, muitos conhecidos e pessoas que ela gostava começam a desaparecer e/ou começavam a sofrer na mão dos Lordeiros. Havia algo sério acontecendo e ela precisava descobrir.


A narração foi escrita de uma forma bem simples, fácil de compreender. Você não consegue parar de ler, pois a cada capítulo ocorre algo inesperado. A autora deixa sempre uma dúvida em sua cabeça, sempre querendo fazer você ler mais e mais cada palavra do livro.

Reiniciados tem 430 páginas e foi publicado pela editora Farol Literário com tradução desenvolvida por Flávia Côrtes.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Estou lendo esse livro >.<
    Adorei a resenha !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O livro é muito bom mesmo! Eu estou lendo o segundo (peguei emprestado com uma amiga, pois vou comprar os livros que faltam na bienal) e eu estou muito impressionada. Espero que você fique do mesmo jeito ao ler o livro.

      Excluir
  2. Caramba, que livro mais... intenso!
    Achei um pouco parecido com Divergente, mas como gostei de Divergente não me importo e imagino que gostarei desse também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intenso é pouco pra descrever. A cada palavra que eu lia eu ficava com mais raiva ou mais feliz por cada personagem. É aquele livro que você sempre "quer mais". Eu que sou fã de Divergente (até fiz um cosplay da Tris) gostei bastante de Reiniciados (até porque foi uma amiga que me indicou).
      Espero que você goste do livro assim como eu gostei!
      Att,
      Dani.

      Excluir
  3. Estou louca para ler esse livro. E agora depois desse post, que ler mais ainda... Amo livros em primeira pessoa.
    Estou seguindo seu blog, que é lindo e vc escreve super bem... Se puder retribuir ficarei muito muito muito feliz.

    https://colecoes-literarias.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO