Filmes para repensar o sentido da vida - Parte 2

abril 15, 2020

Entramos na segunda parte sobre "filmes para repensar o sentido da vida", e hoje o filme a ser proposto nos leva para além da autocrítica:



THE HATE U GIVE (O ódio que você semeia)

Sinopse: Starr Carter é uma adolescente negra que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.

Gênero: Drama/ Policial

Duração: 02h13min

Ano de lançamento: 2018



Starr Carter é uma garota de 16 anos que vive em um bairro da comunidade negra americana no Garden Heights, mas frequenta a Williamson Prep., uma escola privada predominante de pessoas brancas.

Depois que uma arma dispara em uma festa que está assistindo, a garota é levada para casa por seu melhor amigo de infância, Khalil. 

Enquanto dirigem para casa, eles são abordados por uma viatura policial por não sinalizar uma mudança de faixa. O oficial da polícia dá ordens para que Khalil abra a janela do carro e desligue a música do rádio. Com a discordância, o oficial grosseiramente instrui ao garoto que saia do carro. Do lado de fora, o policial solicita a carteira de motorista de Khalil e o inibi a não se mexer enquanto verifica sua identificação.

Khalil sem acreditar no que está acontecendo e tentando ao mesmo tempo tranquilizar a amiga, decide se mover e pegar uma escova de cabelo que infelizmente é vista pelo policial como uma arma, e em um rápido gatilho, o garoto é morto. 

O assassinato de Khalil se torna notícia nacional e como testemunha viva dos fatos, Starr é posta em uma rota sem saída. Ao mesmo tempo que sua identidade é mantida em segredo, ela precisa manter suas personalidades dívidas entre a escola e a comunidade para que a vida das pessoas ao seu redor não sofra ou sejam ameaçadas até que seja realizado o grande júri.

No entanto, o dilema aumenta quando a história passa ter outros rumos. Parte do seu núcleo de amigos possuem preconceitos e apoiam a postura do policial, enquanto seus vizinhos de bairro, passam a pressionar a garota para que mantenha viva a memória de Khalil e continue sua defesa contra a violência policial por todos os meios necessários.

THUG é um filme que deve ser assistido com calma e de peito aberto para poder captar a alta sensibilidade e o aspecto sensorial que é proposto.

A todo momento somos apresentados a diversas formas de preconceito e como ele é construído na sociedade independentemente do lado que é apresentado. 

Desde criança, Starr é colocada em situações condicionadas pelo próprio pai para saber quais são seus direitos legais e como ela deve reagir a abordagens policiais, que por sua vez ao ser questionado tem uma resposta aparentemente simples mas dolorosa: "Essas situações acontecerão porque você é negra e pessoas negras precisam ter o dobro de atenção".

Para se ter uma ideia, esse filme possui uma aprovação de 97% do Goten Tomatoes, sendo aclamado pela crítica com a excepcional adaptação e incrível performance da atriz Amandla Stenberg, a Rue de Jogos Vorazes.

Além do aspecto do racismo estrutural, o filme assim como o livro, leva em consideração as premissas da segregação cultural, violência policial, as falhas tentativas de melhoria do código legal, a existência do medo nas diferenças que é a causa do ódio no outro, a luta por uma voz maior e a intolerância.

Todas as cenas são destinadas a serem puras e realistas para que quem assiste seja levado aos mesmos picos de energia e possa compreender até onde a cultura do ódio está levando a sociedade em uma exagerada ferocidade.

Em outro ponto relevante, o filme explica que todos somos racistas, mas que as pessoas estereotipam a face do racismo às pessoas que praticam o racismo intencionalmente esquecendo que nascemos reproduzindo ações existentes na sociedade de geração em geração, e isso acontece justamente porque o indivíduo leva as falas para o campo individual quando não é.

Posso dizer que de dois um, ou você termina o filme querendo uma mudança imediata na vida das pessoas ao seu redor ou qualquer tipo de preconceito que você tenha começa a ser descontruído.


Para ler a parte 1, clique aqui!

You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO