Capa filme ou original?

junho 19, 2014

A partir de hoje, a cada 15 dias em todas as quintas, estaremos atualizando a página com dicas que melhorem o seu espirito Bookaholic.


Vocês já sentiram aquela dúvida na escolha do livro? Aquela em que você pega dois livros e não sabe qual levar porque a capa é super linda e a sinopse bem escrita? Pois é, eu já me senti assim e sei como é dura, principalmente a escolha entre a capa filme e a original.

Existem livros que dependendo da sua essência e do prazer que gera diferenciam e muito a escolha da capa, e com certeza você já reparou nisso. Um exemplo é o livro escrito por John Green, A Culpa É Das Estrelas.
A história trata de um assunto mais do que real vivido por Hazel, uma paciente terminal que se apaixona por Augustus Waters. Juntos os dois preenchem um pequeno infinito entre seus problemas gerados pelo câncer.

A capa azul é simples, mas chamativa, faz você pensar o que as páginas escondem. Já a capa filme de cara informa o enredo que o livro se entrelaça – um romance. Entretanto, para quem o leu no formato simples, faz se apaixonar novamente e sentir tudo o que sentiu anteriormente apenas o visualizando.

Dica de hoje: Quais livros ficam melhores com capas originais ou filme?

Livros com Capa Original

          CAPA FILME

Percy Jackson & Os Olimpianos – O Mar de Monstros , Rick Riordan
Percy Jackson tem um ano irritantemente calmo na escola. Nada de monstros, nada de confrontos. Nenhum perigo imediato a rondá-lo. Até que ele descobre que os limites mágicos que protegem a Colina Meio-Sangue estão se esvaindo. A menos que uma atitude seja tomada, o acampamento será atacado por demônios e monstros. A única maneira de restaurar o poder dos limites do acampamento é encontrar o mítico Velocino de Ouro.
Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros - que fica adivinhe só: logo ali, no Triângulo das Bermudas! Lá, enfrentam seres fantásticos, muitos perigos e situações inusitadas.


Motivo: apesar de o filme ser estrelado pelo maravilhoso Logan Lerman, a capa filme é chamativa demais e se você reparar a correção gráfica é tanta que eliminou a expressão no rosto da atriz Alexandra Daddario. Já a capa original do livro é misteriosa e cria interesse na leitura. Os elementos são pequenos, porém envolvem aspectos de passagens do livro que ao ler faz você querer relacionar.


Outros livros que são melhores na capa original:

 


Livros com Capa Filme

                 CAPA ORIGINAL

As Vantagens de Ser Invisível , Stephen Chbosky
Livro de estreia do roteirista norte-americano Stephen Chbosky, As Vantagens de ser Invisível sai no Brasil pela coleção Batendo de Frente da Rocco Jovens Leitores, cuja proposta é pôr o jovem em confronto com realidades cáusticas. Não poderia ser diferente. Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo. 

Motivo: inicialmente pensei que a história tratava-se de um triangulo amoroso (por culpa do julgamento da capa), onde o “invisível” seria a Sam – caracterizado pela atriz Emma Watson. Ao lê-lo pude constatar definitivamente que não era, senti uma imensa vergonha e por sorte conheci algumas pessoas que também imaginaram isso e fiquei mais aliviada. A capa filme chama muita atenção ao agregar valor através dos atores do filme que por sinal são excepcionais. Na capa original tudo é simples e não existe muita informação, isso pode criar o risco de desinteresse no público jovem, porque quem assistiu ao filme com certeza comprou a capa filme.

Outros livros que são melhores na capa filme:



E vocês, o que preferem: Capa filme ou original ?

You Might Also Like

5 comentários

  1. Olá!
    Achei seu post bem criativo, então vamos lá..
    Particularmente, a capa de "A culpa é das estrelas" não ficou ruim, até combinou, mas ainda assim prefiro a original, não tem jeito, nunca vou gostar de capas com a foto do filme.
    A não ser que seja "As vantagens de ser invisível", pra falar a verdade, nunca vi a capa original, mas acho que essa se encaixa tão bem que acabou se tornando a original.
    Já outros livros - a maioria - me deixam completamente irritada quando mudam pra capa do filme, acho que perde toda a essência, como em "A menina que roubava livros" e "Divergente", me da vontade de sair correndo e gritando! HAhaha
    Beijos!
    http://vivendonoinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o propósito do Post. Muitos livros perdem a essência quando são publicados novamente com outros tipos de capa.
      O livro ACEDE entre todos é uma exceção, porque envolve sentimentos muito além da leitura.
      Se você quiser ver a capa de As vantagens de ser invisível, clique no nome acima da foto "capa original" que você verá.
      Muitos livros acabam absorvendo a essência do filme e são lançados apenas com a capa filme, como O Lado Bom da Vida

      Excluir
  2. Concordo absurdamente com o que você falou! Amo as capas de filme de As Vantagens de Ser Invisível e de O Lado Bom da Vida <3 Já de Percy Jackson, quem compra isso? Sério!!!
    Eu odeio capas despadronizadas em séries então ia SURTAR tendo alguns livros de PJO com a capa original e outros com a do filme (já que acho que não lançarão todos os livros em filme)...

    Beijo,
    Mari | Sem Querer me Intrometer

    ResponderExcluir
  3. Hello.
    Concordo completamente com você! O de ACEDE eu amei a original, acho mt fofa, mas a do filme também é bonitinha. A capa de SOM é bleeee, mt melhor a original, assim como as de HP e Twilight. Também concordo sobre esses livros que são melhores com as capas de filme, O Lado Bom da Vida por exemplo eu nunca vi a capa original hihihi Acho até que só tem a capa do filme aqui no Brasil.
    Uma outra que é horrível na capa do filme é O Hobbit, eu tenho aqui em casa e eu e meu pai odiamos.
    Beijocas,
    Thaís (http://the-bookss.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  4. ola, gostei muito do que voce falou. Realmente ha muita diferença nas capas dos livros apos as adaptaçoes para o cinema. mas eu particulamente acho que sobre o filme " as vantagens de ser invisivel" poderia ter ficado na capa original, acho que essa do filme ficou um pouco feio, sla...

    ResponderExcluir

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO