Resenha: Contos da Seleção - O Príncipe & O Guarda

março 25, 2015

Sinopse: Os dois contos que se passam no universo criado por Kiera Cass, autora da trilogia A Seleção, agora estão disponíveis em edição impressa. Em O príncipe e O
guarda, o leitor poderá acompanhar de perto os pensamentos e emoções dos dois homens que lutam pelo amor de America Singer: o príncipe Maxon e Aspen Leger, ex-namorado de America, que acaba trabalhando no palácio durante a Seleção. Esta antologia inclui, ainda, um final estendido do conto O príncipe; bônus exclusivos, como uma entrevista com a autora e dados inéditos sobre os personagens; além dos três primeiros capítulos de A escolha, o aguardado desfecho da trilogia.                      
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 264
Publicação: 2014

Se no começo América já achava complicado conviver com outras trinta e quatro garotas dentro de
um palácio, quem dirá Maxon. O príncipe nunca teve tanta companhia feminina durante a sua vida e de um momento para outro tem que pensar minuciosamente antes de sair palácio a fora. Aspen então, nem se fala. Passou boa parte de sua vida nos braços de América e como um trovão que ecoa de repente, tem que aprender a lutar por um amor que antes era completamente seu.

Durante A Seleção e A Elite, inúmeras são as dúvidas criadas entre eles: quem ama quem, qual será o fim de cada um e como era suas vidas antes mesmo de virar essa bagunça midiática e patriarcal, e foi pensando por esse lado que a autora Kiera Cass resolveu desenvolver um novo livro: Contos da Seleção - O Príncipe & O Guarda.

Narrado por Maxon Schreave e Aspen Leger, o livro Contos da Seleção, traz através de um nova perspectiva visual os principais acontecimentos e reflexões antes e durante os fatos que envolvem América nos livros A Seleção e A Elite, além de explicar duvidas transcorrentes nos dois primeiros livros da série.

America me interrompeu antes mesmo que tal situação se apresentasse, sem se preocupar nem um pouco com o que eu diria. Apesar de ter interpretado minhas intenções completamente errado, ela soube se defender. E eu admirava isso, de verdade. Era uma qualidade que eu mesmo desejava ter. Talvez se eu ficasse próximo dela o suficiente, um pouco disso passaria para mim.
Droga. Tinha que deixá-la ficar.

A principio somos remetidos a vida e a preparação antes da Seleção de Maxon Schreave, em O Príncipe. Nele podemos encontrar vislumbres amorosos do príncipe antes de conhecer América, como também as teimosias geradas quando ele a conhece. Revelações sobre as personalidades afetivas da família real e um pouco das compreensões da Rainha para com Maxon. E se abobem, pois nessa parte ganhamos a explicação que boa parte do que antes parecia ser um "acaso" nas atitudes de Maxon, na verdade haviam sido minimamente calculadas pelo próprio! Além de conhecer um garoto que aparentemente não trazia consigo a segurança de um reinado e muito menos a certeza de felicidade, frente as relutâncias e agressões feitas pelo próprio pai. Um Maxon confinado de amigos e liberdade.

– Me beije – ela ordenou.
– Quê?
– Me beije. Se você for capaz de me beijar e ainda sim dizer que não me ama, nunca mais tocarei no assunto.  
– Não. Sinto muito, mas não consigo fazer isso.                                                               Não quis confessar as quão literais eram minhas palavras. Não sabia ao certo quantos garotos Daphne já beijara, mas tinha certeza de que mais que zero.


Em O guarda, Aspen nos conta os acontecimentos gerados a partir da condenação de Marlee e Carter Wood​work. É nesse momento que começamos a compreender os devaneios de América e Aspen, e o quão feia é a situação no palácio por trás das câmeras. Fora as observações e complôs feitas por outros funcionários do palácio dentro da narrativa de Aspen, que nos leva a perceber que tudo o que estava previsto para acontecer no final de A Elite e inicio de A Escolha, Aspen já sabia. Ou seja, o início de uma temerosa "rebelião" no futuro já estava acontecendo de dentro para fora do palácio, muito contrário do que a leitura dos livros principais no mostram.

Parei uns instantes, pensativo. Se eu a levasse de volta, ele saberia que tinha sido pego. Eu queria que ele soubesse disso? E por acaso queria que ele fosse pego?
Lancei a carta no fogo e observei para ter certeza de que queimaria. Rinha feito meu trabalho, e o resto da correspondência seria enviado. Não haveria a quem culpar, e muitas vidas seriam poupadas.
Já havia mortes suficientes, dor suficiente.

E diferente do que muitos pensam, o livro não é inteiramente dividido pelo ponto de vista dos dois, mas também conta com três capítulos do livro A Escolha (já que Contos da Seleção é publicado anteriormente a finalização da primeira parte da série), uma entrevista pra lá de animada e esclarecida com a autora Kiera Cass, dados da arvore genealógica das personagens principais seguidas de um breve relato sobre seus antepassados, uma lista com o nome das trinta e cinco participantes iniciantes da Seleção e várias páginas com listas de soundtracks oficiais separadas por capítulos para serem ouvidas enquanto se lê A Seleção e A Elite. 

Para quem já é amante dessa série sabe que Contos da Seleção - O Príncipe & O Guarda é uma leitura INDISPENSÁVEL para uma possível e melhor compreensão da estória da Seleção. E por mais que ele tenha sido lançado antes do livro A Escolha, a narrativa funcionou muito melhor para mim após ter lido os três primeiros livros. Então, não existe uma importância maior na sequência que você dá para ter essa continuação.

Fica a dica! ;)


You Might Also Like

0 comentários

LEITURA ATUAL

FAVORITO DO MÊS

@GRAZIELLASILVAO